logo

Saúde inicia programa de apoio a pessoas que desejam parar de fumar


Por Réulliner Rodrigues | Assecom AIA

358 Acessos

Saúde inicia programa de apoio a pessoas que desejam parar de fumar

Estimular e ajudar pessoas a deixarem de fumar é o objetivo das atividades do programa de Combate ao Tabagismo, desenvolvido pela Equipe Multidisciplinar de Apoio (EMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Alto Araguaia. Com informações e estratégias de direcionamento, o programa é realizado por sessões, uma vez por semana, por um período de quatro semanas há três meses.

As atividades envolvem assistente social, psicóloga, nutricionista, fisioterapeuta e psicóloga, além do trabalho de enfermeiros, técnicos e agentes de saúde.  Os profissionais orientam sobre hábitos saudáveis e as desvantagens em fumar, na qual as consequências variam entre indisposição, cansaço e até câncer de pulmão.

Iniciado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Celso Siqueira França, o grupo de cinco pessoas entre homens e mulheres acima de 40 anos, foi o primeiro a receber as instruções sobre a importância do combate ao tabagismo. Os próximos encontros serão abordados temas como alimentação, saúde vocal, atividades físicas e controle emocional.

Conforme explica o secretário de Saúde, Cleomar Vilela, o apoio para cessação do fumo é contínuo e os interessados devem procurar as unidades. “Parar de fumar não é uma tarefa fácil, mas o município dispõe de profissionais que auxiliam e oferecem assistência. Nosso objetivo é promover a saúde”, diz.

Os encontros acontecem uma vez por semana, toda sexta-feira, onde envolvem rodas de conversa, palestra, dinâmicas, atividades físicas e entrega de adesivos de nicotina, que ajuda a controlar o desejo em fumar.

Os interessados em participar das palestras podem procurar a UBS do bairro, registrar interesse ou tirar dúvidas. As ações também são informadas pelas agentes de saúde do município em visitas domiciliares ou, no caso de grupos específicos, por meio de ligação.